Aranhas


INSETO DA ORDEM ARTRÓPODES

Espécies mais comuns:

Armadeira (Phoneutria )

Tarântula ou aranha de grama (Lycosa )

Aranha marrom (Loxosceles )

Viúva-Negra (Latrodectus )

As aranhas são Artrópodes da Classe Arachnida e Ordem Araneae. As que possuem grande porte, como certas caranguejeiras, são exceções dentro da ordem. A grande maioria é de pequeno porte. Algumas vivem sobre o solo, outras em árvores e outros suportes, no sub-solo ou também nas proximidades da água.

Como ocorre com os escorpiões e com outros aracnídeos, o corpo das aranhas é formado por duas partes: cefalotórax e abdome. A superfície externa do corpo (revestimento cuticular) é substituída diversas vezes durante suas vidas em processos denominados mudas. Comumente, na última muda a aranha atinge a maturidade sexual ocorrendo o acasalamento. Após o acasalamento, a fêmea mata o macho e alimenta-se de seu cadáver.

Animais predadores e carnívoros, as aranhas têm nos insetos o grosso de sua dieta. Consomem, todavia, representantes de outros grupos de artrópodes ou até mesmo pequenos vertebrados. São muitas as espécies que fazem redes de teia e as utilizam na captura de presas.

As que não usam redes caçam precipitando-se sobre suas vítimas, agarrando-as. Comumente a presa é paralisada por uma ou mais injeções de veneno, e muitas aranhas costumam envolvê-las com teia formando um embrulho.

  • aranha

Está navegando em revisões anteriores desta área.

Data Editor Preview
Ver mais revisões
Está pré-visualizando outra revisão deste material. Esta não se tornará a versão atual a menos que clique em "Salvar como revisão atual." Se mudar de ideia, clique "Cancelar."


Desenvolvido por PORTAL AKYTEM