Cupins


INSETO DA ORDEM ISOPTERA

Espécies mais comuns:

Cupin Subterrâneo

Cupin de Montículo

Cupin Arborícula

Também chamados Térmites, formigas brancas, siriris ou aleluias são insetos de metamorfose incompleta/hemimetábolos (não passam pela fase de larva) da Ordem Isoptera (Do Grego Iso = Igual; Ptera = Asas).

Distribuem-se principalmente em regiões tropicais e subtropicais podendo ocorrer algumas espécies em regiões desérticas ou temperadas. Alimentam-se basicamente de materiais celulósicos e lignocelulósicos.

Assim como as formigas ou abelhas, os cupins são insetos sociais, que vivem em colônias organizadas em castas. As castas mais importantes são: a dos soldados (defendem a colônia), operários (realizam todos os serviços da colônia, como construção e reparo do ninho, busca de alimentos, proteção aos mais jovens, etc.), reprodutores primários (são os alados, que após a revoada, perdem as asas, fundam novas colônias e passam a ser chamados reis e rainhas) e por fim, a casta dos reprodutores secundários ou de substituição, que sem asas, não participam das revoadas e são capazes de substituir reis ou rainhas mortos ou que se tornaram inférteis.

O ninho é a estrutura que oferece abrigo e proteção à colônia. É construído pelos operários que podem utilizar diversos materiais, como madeira, barro, partículas do solo, ou fezes. Dependendo da localização, pode ser classificado em: subterrâneo, epígeo (sobre o solo) ou arbóreo (sem contato com o solo).

  • cupim

Está navegando em revisões anteriores desta área.

Data Editor Preview
Ver mais revisões
Está pré-visualizando outra revisão deste material. Esta não se tornará a versão atual a menos que clique em "Salvar como revisão atual." Se mudar de ideia, clique "Cancelar."


Desenvolvido por PORTAL AKYTEM