Moscas


Espécies mais comuns:

Muscidae

Faniidae

Calliphoridae

Sarcophagidae.

As moscas têm biologia variada e muito interessante. Algumas espécies são úteis e outras podem ter importância médica e veterinária, já que sugam sangue, parasitam tecidos e/ou transmitem parasitos.

A cabeça apresenta olhos bem desenvolvidos. Algumas espécies são hematófogas (alimentam-se de sangue) sugadoras, outras,têm peças bucais atrofiadas, e não se alimentam no estágio adulto. O tórax, assim como o restante do corpo, é cinzento ou amarelado, com exceção das moscas da Família Calliphoridae, que apresentam coloração metálica.

Estes animais apresentam metamorfose completa (são holometábolos), passando pelos estágios de ovo, larva, pupa e adulto. As moscas adultas freqüentam vários ambientes (dependendo da espécie e das condições) e alimentam-se de inúmeras substâncias. Em geral têm atividade diurna e, após copular, põem algumas centenas de ovos.

Moscas de várias espécies podem conviver com o homem, freqüentando os mesmos ambientes, e também os locais onde vivem os animais domésticos. Algumas delas podem transmitir agentes patogênicos a humanos e animais, uma vez que freqüentam fezes, urina e matéria orgânica em decomposição.

  • mosca

Está navegando em revisões anteriores desta área.

Data Editor Preview
Ver mais revisões
Está pré-visualizando outra revisão deste material. Esta não se tornará a versão atual a menos que clique em "Salvar como revisão atual." Se mudar de ideia, clique "Cancelar."


Desenvolvido por PORTAL AKYTEM