Pulgas


ORDEM ECTOPARASITAS

As pulgas são insetos pequenos e ápteros, medindo pouco mais de um milímetro de comprimento, possuem o corpo achatado para auxiliar em seu deslocamento através dos pelos de seu hospedeiro.

As pulgas são ectoparasitas de diversos mamíferos e aves. Possuem aparelho bucal tipo rasgados e sugador, possuem o 3º par de pernas muito desenvolvido que possibilita o inseto a saltar cerca de 20 cm de altura e 40 de distância.

São Holometábulos (metamorfose completa) passando pelos estágios de ovo, larva, pupa e adulto, os ovos normalmente são depositados no corpo do hospedeiro, mas podem ser depositados em frestas de assoalhos, carpetes, etc.

Dependendo da umidade relativa do ar os ovos podem eclodir em 2 dias, mas em geral eclodem entre 1 e 2 semanas.

As larvas se alimentam de partículas de matéria orgânica e de fezes de pulgas adultas (que é sangue digerido). Após este estágio o inseto se transforma em pupa, fase onde não se alimenta, e onde ocorre a transformação da larva para o inseto adulto.

  • pulga

Está navegando em revisões anteriores desta área.

Data Editor Preview
Ver mais revisões
Está pré-visualizando outra revisão deste material. Esta não se tornará a versão atual a menos que clique em "Salvar como revisão atual." Se mudar de ideia, clique "Cancelar."


Desenvolvido por PORTAL AKYTEM